Foram encontrados 38 registros para a palavra: Ilha do rodeadouro

Ilha do Rodeadouro segue protocolos e está apta a receber público, diz Jomar, da Câmara Técnica de Turismo

Com o feriado prolongado, que em Juazeiro emenda o final de semana, segunda-feira, da independência e terça (8) da Padroeira de Juazeiro, o Balneário da Ilha do Rodeadouro deve ser um dos pontos bem procurados na região.

Em contato com a redeGN nesta manhã, Jomar Benvindo, da Câmara Técnica de Turismo do Vale do São Francisco, informou que todos os protocolos necessários para garantir a segurança sanitária das pessoas que vão ao Rodeadouro estão sendo seguidas: “O funcionamento da ilha está de acordo com o decreto 482, assim como os empreendimentos estão seguindo as regras ou medidas de segurança contra o Covid”, assegurou...

Relatório da Chesf aponta Velho Chico com vazão em alta nos próximos dias, mas balneários seguirão funcionando. Confira:

Em que pese na videoconferência mensal da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgada pela redeGN, apontar para uma média de chuvas na Bacia do  São Francisco como abaixo da média, a vazão da Barragem de Sobradinho seguirá com volume alto  conforme relatório publicado pela Chesf...

Com o rio baixando e decretos permitindo a abertura dos bares, Ilha do Rodeadouro pode ser reaberta esta semana

Foi apenas uma coincidência, mas exatamente no primeiro fim de semana que antecede a autorização para reabertura dos bares, restaurantes e lanchonetes em Juazeiro, a vazão do Rio São Francisco baixou e os barraqueiros da Ilha do Rodeadouro ganharam de volta um espaço que estava tomado pelas águas.

Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, os restaurantes, bares e lanchonetes de Juazeiro estão autorizados a reabrir, cumprindo um protocolo que inclui cuidados na higienização e ocupação limitada, dentre outros cuidados...

Videos mostram parte da Ilha do Rodeadouro com aumento da vazão da barragem de Sobradinho, sendo encoberta pelas águas

Conforme a RedeGN tinha antecipado desde a semana passada, o leito do Rio São Francisco aumentou consideravelmente nas últimas horas. A Chesf aumentou a vazão na madrugada desa quarta (15) e  subiu para 1.600m³/s. 

Em nota encaminhada a este veículo de comunicação a Chesf alertou para riscos de alagamento de áreas ocupadas em trechos considerados como “calha principal”...

Como não se via há décadas, Ilha do Rodeadouro teve público quase zero neste domingo

O domingo (22) na Ilha do Rodeadouro, um dos principais pontos turístico do Vale do São Francisco, em que pese não ter sido ainda incluída nas medidas protetivas anunciadas pelo município de Juazeiro, foi de completo isolamento, como há  décadas não se via.

O forte calor que fez na região sempre foi um atrativo para levar frequentadores ao balneário, mas hoje não houve barcos, público, peixe assado, cerveja e nem banho. As lanchas e motos aquáticas também sumiram daquelas paragens e o silencio prevaleceu. Um ou outro comerciante visitou o local, mas somente para providencias corriqueiras e pra resguardar o patrimônio...

SEMAURB realiza vistoria em Área de Preservação Permanente na Ilha do Rodeadouro em Juazeiro

A  Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) através da fiscalização ambiental realizou dia (13) uma vistoria na Área de Preservação Permanente (APP) na Ilha do Rodeadouro. A ação teve como objetivo avaliação das árvores do local para realização de poda em espécies exóticas que estão próximas à rede elétrica no local.

Durante a vistoria a fiscalização avaliou as espécies das árvores existentes na área, as de maior porte e que estão com alguns galhos já por cima da fiação são as mangueiras, algarobas e o nem (ou nim) – nesta última será necessário fazer a retirada por estar completamente interlaçada a um poste elétrico e corre risco de algum incidente na rede.  As demais espécies irão passar por uma poda controlada, onde somente serão retirados os galhos que alcançam a rede elétrica. ..

Oficinas para melhorar qualidade dos serviços são oferecidas a comerciantes da Ilha do Rodeadouro

Através de uma parceria entre o Sebrae, Conselho Municipal de Turismo, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e Associação de Barraqueiros e Barqueiros, estão sendo oferecidas oficinas para melhorar a qualidade dos serviços dos comerciantes da Ilha do Rodeadouro. Na quinta-feira (11), na Escola Maria Monteiro Bacelar, no Rodeadouro, aconteceu a oficina ‘Negócio Chamado Turismo’, a segunda de sete que serão disponibilizadas.

De acordo com o presidente do COMTUR, Jomar Benvindo, essas oficinas fazem parte da resposta à audiência pública sobre cuidados na Ilha. “Pensamos em começar um trabalho de sensibilização. Precisamos que as pessoas entendam o Turismo como um negócio e também algumas atividades que são da responsabilidade da comunidade e do próprio empresariado. A ideia é fazer um trabalho com sete oficinas que vão sensibilizar, através da formação, sobre a importância da atividade de cada um no negócio, para melhorar a qualidade dos serviços. A primeira oficina aconteceu na quinta-feira passada e o tema foi Atendimento”, explica Jomar...

ESPAÇO DO LEITOR: BOMBEIROS SALVAM CRIANÇA NA ILHA DO RODEADOURO E RECEBEM AGRADECIMENTO DO PAI

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor Leonardo Duarte faz agradecimento ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco presente na Ilha do Rodeadouro o que acabou salvando a vida do seu filho. Confira o e-mail: “Hoje (24) foi um dia de festa duplamente, primeiro porque recebi a visita da mulher que ajudou a me criar, tecnicamente minha madrasta, mas a chamo de segunda mãe... E em segundo lugar porque pude contar com a ajuda de dois anjos: O soldado BM-PE Lucas Matter Muza e especialmente o também o soldado BM-PE Bryan Brendo de Carvalho Costa, que em um instante percebeu que meu filho estava engasgado e sem respirar e me ajudou a fazer a manobra correta de salvamento... Dois anjos que Deus colocou na hora certa e que as autoridades perceberam a necessidade de ter na Ilha do Rodeadouro uma guarnição de serviço. Obrigado aos guerreiros e irmãos, unidos pela farda e agora pela alma e coração. Obrigado! Deus os abençoe e muito obrigado” expressou Leonardo Duarte. ..

Ilha do Rodedaouro é de Juazeiro e a do Fogo? MPPE deverá publicar em breve relatório final sobre novo mapeamento

O Ministério Público de Pernambuco, na busca de materializar a linha divisória entre os estados de Pernambuco e Bahia, realizou um levantamento para definir os limites entre Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Queimada Nova, num trabalho que envolveu órgãos e entidades como a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como já divulgado pelo como já divulgado pelo BlogGJ, o estudo detalhou, através de equipamentos cartográficos mais modernos, considerando ainda os barramentos realizados no Rio São Francisco e o sentimento dos moradores, os novos marcos divisórios entre os estados e municípios envolvidos. Dentre as conclusões a de que a Ilha do Rodeadouro pertence a Juazeiro-Ba, embora tenha fornecimento de energia elétrica seja feito pela Celpe, distribuidora de energia em Pernambuco...

Ilha do Rodeadouro pertence a Bahia, diz Ministério Público de Pernambuco

Em busca de materializar a linha divisória entre os estados de Pernambuco e Bahia, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participa de um levantamento que envolve os limites das cidades de Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Queimada Nova para conseguir dados que contribuam com a identificação dos reais proprietários das ilhas no rio São Francisco. Na última quarta-feira (13), os órgãos e entidades envolvidos no trabalho, como a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compareceram à 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e informaram sobre o estudo das ilhas entre Petrolina e Juazeiro à promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti.

A nova linha traçada terá um detalhamento melhor haja vista o avanço dos equipamentos cartográficos. É a primeira vez que Pernambuco participa de estudo no porte interestadual. O levantamento não usou o critério da linha talvegue (a linha variável ao longo do tempo que se encontra no meio da junção mais profunda de um vale ou rio), uma vez que os barramentos realizados modificaram o leito do rio...

Barraqueiros da Ilha do Rodeadouro procuram Secretaria de Turismo para solicitar demandas

O gestor da SECULTE Sérgio Fernandes recebeu, nesta quarta-feira (31) o presidente e o vice-presidente da Associação de Barraqueiros da Ilha do Rodeadouro que foram até a Secretaria solicitar demandas que possam melhorar o acesso à ilha. O vereador Charles Leal e o secretário de Serviços Públicos Celso Leal, também estiveram presentes. 

Pedro Francisco Alves, presidente da Associação de Barraqueiros da Ilha do Rodeadouro, disse que a demanda principal é organizar o embarque e desembarque de passageiros. “Precisamos que seja feita uma dragagem, para facilitar o embarque e desembarque na travessia. Se conseguirem isso já seremos gratos, mas também precisamos de salva-vidas, limpeza da Ilha entre outras coisas”, disse.

O secretário Sérgio Fernandes se prontificou a intermediar ações públicas para a Ilha do Rodeadouro. “Já marcamos reunião com equipe do Meio Ambiente, para ver se podemos retirar o mato que os barraqueiros têm se queixado. O secretário Celso também já vai inserir a Ilha do Rodeadouro na agenda da limpeza e o vereador Charles Leal vai à Codevasf para ver a questão da dragagem, pois eles têm máquinas apropriadas”, ressalta Sérgio...

Corpo de mulher desaparecida desde o último domingo foi encontrado na Ilha do Rodeadouro

Uma mulher desaparecida desde o último domingo (9) depois de ter dado um mergulho no Rio São Francisco, foi encontrada morta nas proximidades da Ilha do Rodeadouro.

O nome da vítima é Zirlene Leite da Silva. A redação deste Blog em contato com o Corpo de Bombeiros teve a informação confirmada. Neste momento os procedimentos estão sendo tomados e a equipe do IML foi chamada ao local...

Natação: Juazeirense Rafaella Augusta continua brilhando, apesar das dificuldades fora das águas

Sem patrocínio oficial e contando apenas com o apoio de amigos e familiares, a jovem nadadora Juazeirense, Rafaella Augusta, continua acumulando troféus e se ranqueando para voos mais altos na natação brasileira. No último dia 22 Rafaella subiu ao pódio na quarta etapa do Campeonato Baiano de Maratonas, realizado em Salvador e no último domingo venceu a prova de natação no Triatlo Mãe Malvada, realizado em Petrolina.

Rafaella deu show na natação nesta última prova disputada, deixando toda elite para trás ao vencer, com cerca de 50m de vantagem para o segundo colocado. Nem bem conquista uma prova e já começa a maratona fora das águas, dos familiares da garota prodígio, tentando recursos para garantir a presença da nadadora em competições fora da região...

76ª CIPM PROMOVE REUNIÕES SOBRE A OPERAÇÃO VERÃO 2017/2018

A assessoria de imprensa do 76º CIPM informa que foram realizadas reuniões no sábado (18) e nesta quarta-feira (22), com objetivo de tratar ações para a execução da Operação Verão 2017/2018. No sábado, dia 18, o comandante da 76ª CIPM, Major Luiz Henrique, esteve com os donos de Barracas da Ilha do Rodeadouro e ouviu as demandas locais no que se refere à Segurança Pública, com o intuito de diminuir ocorrências e aprimorar o policiamento na alta temporada.

Já no dia de hoje (22) de novembro, a reunião aconteceu com a Associação de Barqueiros que realizam a travessia do Povoado do Rodeadouro para as Ilhas. Os relatos e demandas servirão como base para aprimorar o serviço prestado anualmente na Operação Verão. ..

FUMACEIRO NO “LIXÃO” DE JUAZEIRO VOLTA A INCOMODAR BALNEÁRIO ILHA DO RODEADOURO

Neste sábado, dia 09, inúmeras pessoas chegaram a manter contato com o Blog Geraldo José dando conta de que o lixão de Juazeiro acordou, após o processo de remediação e passou a importunar o balneário turístico “Ilha do Rodeadouro” este final de semana.

A leitora Micaelle Eilane expressou em mensagem via Facebook do Blog “Lixao de juazeiro acorda novamente! Rodeadouro não aguenta tanta fumaça. Prefeitura entre com a providência o quanto antes. Enviei essas imagens para ver se vocês conseguem junto com a comunidade acabar com esse problema novamente. Obrigada”...

Ilha do Rodeadouro passa a ter coleta de lixo diariamente

Maior ponto turístico de Juazeiro a Ilha do Rodeadouro recebe semanalmente milhares de pessoas que vão curtir a beleza do local e se deliciar nas águas do Rio São Francisco. Esse fluxo de visitantes, mais o movimento das barracas que comercializam bebidas e comidas típicas acabam gerando grande quantidade de lixo merecendo uma atenção especial do poder público.

Para evitar que o lixo seja acumulado o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, juntamente com a empresa Vale Norte, intensificaram a coleta no local, que agora passa a ser feita diariamente. Segundo o gerente de operações do SAAE, José Cândido, para que o serviço seja realizado com mais agilidade a equipe que faz a coleta na ilha e transporta o lixo até a outra margem do rio foi reforçada, aproveitando mão de obra da própria comunidade.  ..

Com seca do 'Velho Chico', turismo cai até 70% na Ilha do Rodeadouro

A Ilha do Rodeadouro, norte da Bahia, é um dos pontos mais procurados para o lazer na região, mas a longa estiagem já faz surgir ilhas no Rio São Francisco e pedras que não eram vistas com tanta facilidade. Diante da situação, de acordo com a Associação dos Barqueiros do Rodeadouro, a baixa do rio e o tempo seco dos últimos anos, afastou grande parte dos banhistas e turistas da ilha.

Israel Barreto, presidente da associação, diz que todos os serviços estão funcionando normalmente, e tem a esperança que as coisas voltem a ser como antes, quando o lugar era bastante movimentando. “O movimento na ilha caiu em torno de 65% a 70%. A ilha está funcionando normalmente, e as barracas estão funcionando, os barraqueiros estão lá, a embarcação também está fazendo a travessia. Agora, na verdade, não tem movimento”, lamenta Israel Barreto, presidente da Associação de Barqueiros...

ASPRA denuncia falta de condições de trabalho do guarda-vidas na ilha do Rodeadouro

Há muito tempo os Guarda-vidas lotados no 9º GBM, que atuam na ilha do rodeadouro, padecem com a falta de condições de trabalho. Ausência de um local adequado para realizar as refeições, para guardar equipamentos; de um sanitário privativo (temos um corpo de guarda-vidas feminino) além da exposição ao sol. Lembrando que é guarda-vidas é o profissional apto a realizar medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. Em muitas cidades litorâneas, há guarda-vidas em praias mais frequentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como águas-vivas ou tubarões. Praticamente todos os países litorâneos do mundo possuem algum tipo de operação salva-vidas ou guarda costeira.

É dever do Estado prover as condições necessárias para os guarda-vidas exercerem dignamente as suas atividades tão essenciais, na ausência do estado temos o município e as associações de barqueiros e de barraqueiros que não oferecem nenhuma contrapartida para a permanência dos serviços de guarda-vidas. Sem contar as condições em que se encontra a ilha do rodeadouro, com a iminência do retorno do surto do bicho geográfico. Fruto da incapacidade tanto do município quanto daqueles que exploram comercialmente na ilha, de perceberem que precisam cuidar e preservar a principal fonte que movimenta a economia turística da região...